terça-feira, 24 de março de 2009

O seu nome é Luís Filipe ?

Quando me apresentei ao Chefe do Laboratório de Metrologia, como candidato enviado pelas oficinas, onde tinha durante anos torneado e rectificado peças em série, ao ouvir o meu nome o Sr. Manuel da Silva que era de Penafiel, diz-me: "-Não leve a mal mas olhe que o maior filho-da-puta que eu conheci se chamava Luís Filipe!" Nesses tempos de juventude eu era muito mais reservado e reflectido do que hoje sou. Limitei-me a sorrir, pois tinha entendido a mensagem que me estava a ser transmitida. Não penses que o posto de trabalho no laboratório é teu. Não penses que ao vires para aqui mudas de classe. Afinal o Manuel da Silva estava a exorcisar os seus próprios fantasmas. No tempo a que ele se referia antes do 25 de Abril de 1974, a tirania caprichosa confundia-se com disciplina e sobrepunha-se à organização e à planificação. A vigilância e a denúncia dos informadores com objectivos punitivos, prevalecia sobre a formação ética e a instrução técnica. Ao se apresentar assim tão hostilmente o Manuel da Silva tinha despertado em mim, sem o saber, uma postura que filosofias orientais ensinam. A de que os nossos adversários e inimigos são mestres que nos transmitem um conhecimento.

Sem comentários: