sábado, 3 de outubro de 2009

Hoje fui ver uma exposição temporária ao Museu de Arte Antiga, "Emcompassing the Globe"

O dia estava maravilhoso e até nas fotografias fiquei particularmente bem. Depois das eleições para o Parlamento da Europa e para o Parlamento da Républica, os cartazes anunciam as eleições para as Autarquias no próximo dia 11 de Outubro. Na exposição que veio dos EUA, vieram peças de todo o mundo às quais se juntaram as do Museu de Arte Antiga e que só aqui se podem ver pois não podem sair do país. Revi imagens e objectos que me são tão familiares como se fossem meus. Vi uma aguarela de um leão pintada por Dürer. Vi Maria mãe de Jesus esculpida em marfim com o mesmo rosto de Buda. Vi uma ilustração dos Portugueses de Ormuz que comiam dentro de um tanque com água para se manterem frescos em terra tão "calmosa". Fiquei com uma admiração maior do trabalho fínissimo no requinte e na delicadeza desses artistas muitos deles anónimos. Entre os do Oriente portugueses nascidos e falecidos lá. Grandes artistas de todas as artes, e que pelo seu trabalho a todas tornaram belas, fossem eles escultores, entalhadores, gravadores, ourives, marceneiros, oleiros, ceramistas, fundidores, tecelões, pintores etc. etc. Almada velha a partir do Jardim das Janelas Verdes

Sem comentários: