quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Chegou Novembro com os seus fantásticos frutos.

- November arrived with their fantastic fruits.

6 comentários:

Catarina Garcia disse...

Quando fiz erasmus em turim havia cachi, diospiro cá, por todo o lado e barato! Cá é caro e tenho q me conter sempre, pfff

Luis Filipe Gomes disse...

Comprei este fim-de-semana na praça, são de Tavira, o preço foi de 1€.
Será que o nome "cáqui" vem do nome Italiano do Fruto?
Há côres que nunca soube bem de que côr são: Cáqui que vai de verde a laranja; beije que vai de rosa a castanho claro; sem falar das cores pastel que são definição de intensidade de "dpi" e não de banda de espectro. Mas também quando se fala em côr de salmão, côr de laranja, côr de cenoura, côr de dióspiro de que côr se está falando? Pois está-se falando do dourado mas isso também ninguém
sabe.
É assim como vermelho e encarnado. A gente coisa que é outra fina e outro vocabulário, tem horror ao vermelho. Por isso adoram o encarnado, sim o encarnado essa côr tão familiar a magarefes, sangradores barbeiros, carrascos torcionários, cavaleiros e outros bandidos salteadores. O encarnado é a côr da carne, ou melhor do sangue que é com o que estão familiarizados de tanto o fazerem correr.
Curiosamente na cerâmica, há uma côr de vidrado que chamam "sangue de boi" imagina-se logo a tonalidade escura e opaca deste "encarnado" que além de ser côr de sangue, tem de ser sangue de boi. Quem assim nomeou a côr no mínimo via toiradas.
Luís
P.S.:
Eu não devia pôr o circunflexo na côr, mas depois pareceria que estava a falar de cor, e isso não é correcto pois passei já algum tempo da minha vida dedicando-me às côres ainda que não tenha passado de praticante medíocre.

Lilazdavioleta disse...

Luis ,
estes frutos são e estão fantásticos .
O diospiro está lindo .
Maria

Scarlata disse...

Nope, cáqui vem de khak, que em Persiano significa poeira, khaki poeirento, uma cor tipo poeira/areia. ;D

Estao lindos!

Catarina Garcia disse...

Tenho então que procurar melhor que a ultima vez que vi cá eram muito caros (n me lembro já, so me lembro do vazio na carteira).
Eu não sei donde vem, na wikipedia diz q o fruto e de origem japonesa, mas em latim tb é kaki, por isso cáqui deve vir dai :)
Isso das cores tem muito que se lhe diga, não é um dos povos da amazónia que tem imensas palavras diferentes só para vários tipos de verde? Nós cá é que somos muito limitados na linguagem, um nome para uma cor e pronto!
Acho que antes cor tinha mesmo o acento?
Acho que já cheguei a ver escrito assim há muito tempo, não sei se era erro ou não, acho que tem mais sentido..

Luis Filipe Gomes disse...

Sim no alto Xingú, mas também noutros locais da Amazónia. Os povos de lá têm desenvolvida a sensibilidade visual para os verdes. Nós não temos palavras específicas a não ser as que identificam o local onde vemos o verde: Verde sapo, cobre, alface, relva, musgo, oliva, limão, água, esmeralda, jade,...Uma amiga que esteve na Amazónia disse que num só dia viu mais de vinte cores verdes diferentes.