quarta-feira, 6 de julho de 2011

HERBERTO HELDER- Os cães ladram às luas

 – Jornal Público de 14 de Maio de 2011

Posted on 05/07/2011 by [ Edição @ Triplo II ]





Herberto Helder

















Retrato de Herberto Helder feito por Maria Henriques
(Técnica mista sobre papel)





OS CÃES LADRAM ÀS LUAS…

 os cães gerais ladram às luas que lavram pelos desertos fora,
mas a gota de água treme e brilha,
não uses as unhas senão nas linhas mais puras,
e a grande Constelação do Cão galga através da noite do mundo cheia de ar e de areia
e de fogo,
e não interrompe ministério nenhum nem nenhum elemento,
e tu guarda para a escrita a estrita gota de água imarcescível
contra a turva sede da matilha,
com tua linha limpa cruzas cactos, escorpiões, árduos buracos negros:
queres apenas
aquela gota viva entre as unhas,
enquanto em torno sob as luas os cães cheiram os cus uns aos outros
à procura do ouro



Herberto Helder




(Poema inédito publicado no jornal “Público” do dia 14 de Maio de 2011)

2 comentários:

Maria Henriques disse...

Olá, a propósito do retrato de Herberto, desenho - aliás aguarela técnica mista sobre papel canson e registado na sociedade portuguesa de autires , é meu , pertence-me por direito, por criação e autoria e será exposto em breve . Já agora faça-me o favor de adicionar esta informação , já que adicionou um trabalho meu ao seu blogue.

Cumprimentos, Maria Henriques

http://parceria-editores.com/aviagem.html

Luis Filipe Gomes disse...

Viva Maria Henriques,
quando publiquei o poema a partir do triplo v tentei referir a autoria do desenho. Por inabilidade ou desatenção não a encontrei. Reparo agora essa falta esperando que não se tenha sentido
menosprezada.

Futuramente qualquer desenho que não me pertencer será assinalado com a autoria ou falta dela.

Terei todo o gosto em publicitar a sua exposição no meu blog se para tal achar que é sítio apropriado.

Receba os meus cumprimentos e aceite o meu pedido de desculpa
pelo mau estar causado.

Luís Filipe Gomes