terça-feira, 6 de setembro de 2011

Doi-me a mão da caninha.

5 comentários:

Lilazdavioleta disse...

Gosto muito destas cores .

Catarina Garcia disse...

gosto muito do desenho Luis, expressivo como sempre.

Eu sinceramente nunca tinha usado isto, via na parte da caligrafia e nunca tinha pensado em usar. Entretanto vi sites q realmente falam disto como um material relacionado com documentos antigos arabes. Encontrei ate uns videos que demonstram uma perícia incrível a desenhar...
Vê este site:
http://www.arabiccalligraphysupplies.com/index.html
Adorava experimentar isto e perceber as melhores tintas, já vi desenhos lindíssimos...

Quanto a partilhar técnicas, não há razão para preocupação de partilhar, acho eu, cada pessoa tem uma forma diferente de desenhar ou desenvolver trabalho, se a pessoa usar algo em q pensaste e não a souber conjugar com o seu próprio trabalho vai transmitir uma sensação q algo está errado, que não esta interamente à vontade com aquilo como tu estiveste.
Pelo contrario, se a pessoa usar como algo positivo vai melhorar o seu próprio trabalho sem a sensação de imitação e isso é bom.
O mesmo não acontece quando se trata de trabalhos q se baseiam em ideias, ai sim há problema...

Mas no desenho que fazemos nao ha grande problema certo?

Luis Filipe Gomes disse...

Nunca me preocupei com cópias, mas é claro que copiar ideias pode ser nefasto é por isso é que achamos que os pais do primeiro avião são uns tais irmãos americanos e não o Santos Dumont, o mesmo com o telefone etc. etc.
Há contudo aquilo que os germânicos chamam "Zeitgeist" o espírito do tempo. Multiplas ocorrências e incidentes podem tornar favoráveis determinadas formas de expressão que por coincidência, vários artistas sem comunicação entre si dêem voz.
Após Cézane, o cinema e a velocidade dos motores de explosão foi possível aparecer o cubismo de Braque. O artopógrafo Picasso que tudo copiava roubou a autoria a Braque mas ao mesmo tempo ligou vários artistas que por um tempo se tornaram conhecidos devido a essa etiqueta.
O melhor é não copiar, já basta aquilo que inconscientemente se copia sem saber. Mas hás-de reparar que os mais reservados de métodos e ideias, os que não improvisam nem correm riscos são os mais conformistas e desinteressantes e simultâneamente os mais preocupados com os direitos de autor.

Luis Filipe Gomes disse...

Isto deve ser do sono, mas cometi uma dislexia onde escrevi artopógrafo queria escrever artopófago por semelhança com antropófago.

Catarina Garcia disse...

é verdade, eu também não costumo copiar mas já dei por mim a repetir frases de colegas e só me aperceber depois pois de alguma forma ouvi aquilo de uma forma distraida (nao associei à pessoa a frase devido a isso) ficando na minha memória e tornou-se meu sem me aperceber. É realmente normal as pessoas copiarem ou sereminfluenciadas, não é possivel também fazer nada sem influencias...
Há uma ted talk interessante sobre direitos de autor:
http://www.ted.com/talks/larry_lessig_says_the_law_is_strangling_creativity.html
ve se tiveres tempo, acho q vale a pena