sexta-feira, 16 de setembro de 2011

OS JUSTOS ENTRE AS NAÇÕES - Carlos Almeida Afonseca de Sampayo Garrido

DIVULGO COMO ENCONTREI UM COMUNICADO DA EMBAIXADA DE ISRAEL EM PORTUGAL PELO SEU EMBAIXADOR.
Israel em Portugal
OS JUSTOS ENTRE AS NAÇÕES - Carlos Almeida Afonseca de Sampayo Garrido

.por Israel em Portugal, quarta, 4 de maio de 2011 às 07:06.

Cara Família Sampayo Garrido,

Gostaria de começar por ler a tradução Portuguesa do texto que compõe o Certificado de Honra do Yad Vashem – a Autoridade Memorial pelas Vítimas e Heróis do Holocausto:

Este documento certifica que, na sessão do dia 2 de Fevereiro de 2010, a Comissão para a Nomeação dos Justos, criada pelo Yad Vashem e com base em provas fundamentadas apresentadas perante si, decidiu homenagear Carlos Sampayo Garrido, que, durante o Holocausto na Europa, arriscou a própria vida para salvar Judeus perseguidos.

A Comissão concede-lhe, pois, a medalha dos Justos entre as Nações.
O seu nome ficará para sempre gravado na parede de honra patente no Jardim dos Justos do Museu do Holocausto – Yad Vashem - em Jerusalém.

Jerusalém, Israel, ao vigésimo quinto dia do mês de Sivan de 5770; Sete de Junho de 2010.

Baseados em testemunhos apresentados por alguns sobreviventes e em documentos (alguns do Arquivo do Ministério dos Negócios Estrangeiros Português) analisados pela Comissão para a Nomeação dos Justos, ficámos a saber que:

Em Abril de 1944, logo após a subida ao poder de um novo Governo fascista na Hungria, foi ordenado pelo Governo Português o regresso a Lisboa do Embaixador Sampayo Garrido, mantendo como Encarregado de Negócios em Budapeste o então número dois da Missão. Num telegrama datado de 4 de Abril, Garrido informara Lisboa dos terríveis perigos a que estavam sujeitos os Judeus Húngaros sob cerrada perseguição dos alemães nazis e seus colaboradores húngaros anti-semitas.

As duras medidas contra os Judeus haviam-se intensificado no seguimento dos bombardeamentos Aliados sobre Budapeste a 3 e 4 de Abril de 1944, quando o Governo Húngaro aconselhou as Embaixadas estrangeiras a abandonar Budapeste e a alugar casas fora da cidade. Sampayo Garrido alugou então uma residência para si a sessenta quilómetros de Budapeste, aí acolhendo imediatamente dezenas de pessoas, maioritariamente Judeus, mas também opositores ao regime.

No final de 1944, a polícia política Húngara irrompeu pela casa, prendendo os convidados do diplomata, que iria protestar veementemente contra este processo, insistindo na imunidade da residência. Como resultado do sucedido, prontamente comunicado a Lisboa, Sampayo Garrido conseguiu a libertação dos seus protegidos, trabalhando intensamente para lhes conseguir os passaportes Portugueses que lhes permitiriam a passagem para a Suiça – baseado no precedente do sueco e também diplomata, Raoul Wallenberg - até ter de sair definitivamente do país por ser considerado persona non grata.

Não quero deixar de referir que um processo semelhante foi adoptado mais tarde pelo seu substituto, Alberto Carlos de Liz-Teixeira Branquinho, em relação ao qual já começámos a trabalhar para que lhe seja também e merecidamente atribuído o título de Justo entre as Nações.

Sinto-me orgulhoso, em nome do meu Povo e em nome do meu País, de poder entregar este Certificado aos descendentes de um verdadeiro herói Português e espero que todos possam visitar Jerusalém e ver o nome de Sampayo Garrido eternamente gravado na parede memorial da Avenida dos Justos no Yad Vashem.

O Estado de Israel, que eu represento, saúda a memória do Embaixador Carlos Almeida Afonseca de Sampayo Garrido, um Justo entre as Nações.

Embaixador de Israel
Ehud Gol



.

1 comentário:

Lilazdavioleta disse...

São estes Seres que me levam a não desistir do Homem .