domingo, 18 de setembro de 2011

QUANDO MORRE UM APICULTOR

Quando morre um apicultor é obrigação da sua família próxima avisar as abelhas que o apicultor morreu. Para tal é comum usar uma fita negra comprida. Tal fita fica presa na colmeia do enxame mais antigo, ou em sítio central ao conjunto dos cortiços.


As abelhas são dos poucos insectos com os quais nos relacionamos. Habitualmente consideramos os insectos bichos e tendemos a esmagá-los rapidamente sem contemplações.

Cigarras, grilos, pirilampos, joaninhas, borboletas e abelhas são tolerados enquanto símbolos mas preferimos que existam a distância segura.

Os apicultores antigos sabem que se um enxame não for avisado da morte do seu tratador provavelmente morrerá.
Não existem explicações científicas, pelo menos que eu conheça, mas contaram-me que pragmáticos cientistas após alguns insucessos da sua teimosia científica decidiram colocar a fita preta nos enxames que depois adquiriram por falecimento do apicultor. É que anteriormente apesar de melhorarem as condições fitossanitárias, de terem providenciado mais alimento, de terem dado mais protecção às abelhas o vínculo criado com o apicultor original mostrou-se incorruptível e uma falta de vitalidade abatia-se sobre as colmeias após o seu desaparecimento. Sem explicação as abelhas morriam. Os casos mais bem sucedidos em que não houve extinção do enxame falaram-me em perdas de dois terços.

3 comentários:

Lilazdavioleta disse...

Achei a informação interessantíssima e como que mágica .
As abelhas são salvas por outro apicultor ?
Gostava saber mais .
Podes explicar - me ?
Já pesquisei na net e a única coisa que encontrei foi a alusão a um romance , chamado “ a morte de um apicultor “ .

Há ... e gosto do desenho

Luis Filipe Gomes disse...

As tuas palavras descrevem aquilo que senti quando me contaram. É algo de Mágico. Esta palavra é terrível em termos científicos, mas muito semelhante ao que dizem alguns cientistas médicos aos seus pacientes. "vá para casa e reze!".
Um primo muito afastado faleceu, e a minha prima, logo no próprio dia do falecimento, pediu a um dos seus filhos para que fosse colocar a fita preta nas colmeias. Isto porque as abelhas eram a paixão do marido e ela a todo o custo queria manter as abelhas vivas. No meu entendimento mante-las vivas era manter uma parte do seu marido vivo; ela sabia pelo conhecimento da tradição oral que se os enxames não forem avisados da morte do seu dono com o decorrer do tempo sem que ele apareça, definham e as abelhas acabam por morrer na totalidade. Parece que a fita preta faz essa informação e permite que as abelhas "façam o seu luto" sem perecerem.
Um apicultor licenciado em produção animal e não sei se com alguma pós-graduação em apicultura
perdeu as abelhas de um conjunto de colmeias que comprou aos herdeiros de um apicultor falecido cuja família não sabendo, ou não dando importância à fita negra não a colocou junto das colmeias.
Como tu não encontrei relatos para esta quase fábula das abelhas que fazem luto, a única referência vem num livro " LE API " do qual só sei da existência em italiano. O livro foi escrito por um tal R. Steiner e data de 1922/1924(Reeditado pela editora Antroposofica em Milão no ano de 1982) Rudolf Steiner que faleceu em 1925 parece que continua sendo uma autoridade mundial sobre o conhecimento das abelhas, mas ninguém o refere devido à sua filosofia ter sido utilizado pelos Nazis, um pouco à semelhança de Nietsche. Mas vê lá tu era um homem tão avançado que pretendeu tratar as pessoas com o Sindrome de Down para que levassem vida normal e sabemos o que é que os Nazis fizeram a essas pessoas. Também se dedicou à agricultura biodinâmica agricultura limpa de químicos da qual hoje voltamos a falar por ser muito avançada no sentido da sustentabilidade e da alimentação global sem tóxicos.
Estou a seguir agora 3 blog de apicultores "O Açor"; "Desde la Piquera"; e o "Oscar Perone" que parece muito interessante mas é antigo de dois anos e ainda não pesquisei postagens mais recentes dele.
Beijinhos.
P.S.:Penso muito em ti.
Ando para te enviar um "contentador há pelo menos 1 ano.Está para Breve.

Lilazdavioleta disse...

Muito obrigada .


Fica bem .