domingo, 16 de outubro de 2011

Judeu e Bode Expiatório me confesso. Seja a minha costela judaica verdadeira no sangue, ou apenas na minha múltipla matriz cultural, o que é facto é que dela me orgulho. A minha indignação hoje tem a ver com bodes expiatórios. Noutro tempo e em muitos lugares os Judeus foram os bodes expiatórios, hoje parece que chamam aos povos do Sul da Europa o que já chamaram antes aos Judeus.

Jorge Dalaras é um artista grego, músico e cantor, que atingiu no seu país uma dimensão semelhante á de um heroi nacional.
 Aqui nesta interpretação ele canta uma canção judaica antiga em Ladino, uma língua dos Judeus Ibéricos chamados Sefarditas.
 Sem dúvida que esta é uma canção de amor dedicada a uma amada difícil ou inatingível que se esconde atrás de uma porta fechada, no entanto eu entendo esta canção também como o pedido de alguém ao outro seu semelhante que por preconceito ou diferença cultural tem a porta da sua alma fechada.





Gosto muito desta canção e por isso incluo outra versão com melhor sonoridade.


Sem comentários: