quinta-feira, 8 de março de 2012

BEATRIZ CUNHA - A MESA DE ESCULTURAS

Em Escultura os processos de concepção da peça final por cada artista variam. Há artistas que desenham e esboçam antes de partirem para a abordagem tridimensional outros coleccionam objectos encontrados que montam ou simplesmente destacam do contexto habitual; outros ainda com mais patrocínio ou desafogo financeiro, trabalham com verdadeiras indústrias de executantes especializados.
Alberto Giacometti trabalhava tão exaustivamente no processo de retirar o excesso, na modelação das suas figuras que se não fosse o seu irmão Diego a levá-las para o fundidor hoje poucas restariam.
Alexander Calder que foi convidado para fazer uma exposição numa galeria importante. Quando apareceu ao galerista pouco tempo antes da data da inauguração sem qualquer bagagem adicional, este entrou em pânico. É que Calder tinha-o informado que as esculturas viajavam com ele. "-Então e onde estão as peças?" terá perguntado. O corpulento Calder com o seu sorriso de criança traquinas mostrou um rolo de arame que retirou da sua bagagem de mão e sacando um par de alicates do bolso do casaco terá dito "Aqui estão!" Calder com o arame construiu esculturas que são verdadeiros desenhos suspensos no espaço.

Beatriz Cunha faz muitas vezes pequenos desenhos muito limpos com linha clara e decidida. A volumetria acontece numa segunda fase com minúsculos modelos de terracota em que o rigor do desenho inicial é reproduzido de uma forma espantosa. Muitos destes modelos se perdem pois a escultora opta por não os cozer e devolve-os para o contentor plástico com água onde se reciclam as sobras do barro que ficaram da modelação. Das pequenas peças que vão a cozer Beatriz aproveita uma parte ínfima para realizar em pedra, bronze ou madeira. As peças que se tornam modelo e adquirem dimensão na pedra são assombrosas pelo meticuloso rigor com que Beatriz esculpe numa escala gigante, mantendo a proporção exacta do seu plano inicial sem utilizar os métodos tradicionais de transposição de escala. É um fenómeno notável a forma como a sua inteligência, o seu olhar e as suas mãos tem esse dom da medida certa e da proporção justa.


A mesa que aqui se vê contém os modelos escolhidos para serem cozidos. 


1 comentário:

Lilazdavioleta disse...

Pelo menos três não me importava de as ter ...

Parabéns à Beatriz