quinta-feira, 13 de junho de 2013

Ikezukuri - Santo António - Solo Bradley Manning - ......................... O grau de sofisticação de uma cultura pode ser também indicador do grau da sua mais aviltante barbárie.




E sonhei com Santo António
Sentado no restaurante japonês
Olhando a correnteza de bons bocados
Em pratinhos alinhados à vez
Circulando em transportador.
Os pagãos alheados no esplendor
Do colorido bufete
Esticavam o ramalhete
De dedos com sofreguidão
Santo António desolado
Olhando todo aquele sashimi
Ergueu as mãos em oração
“-Senhor, tanto peixe fatiado,
Quem ouvirá meu sermão?”
Em resposta o banqueiro-mor
Brandiu no ar a catana
E gritou: Ikezukuri (1)
Gêlo na cataplana
Vamos petiscar o frade cantor!
Santo António que comia algas
E sementes como as aves
Foi pinçado em malgas
Com pauzinhos pelos bichos
E de suas palavras suaves
Só sua língua sobrou dos lixos. 


(1) Ikezukuri - requinte culinário de uma terrível sofisticação e crueldade em que há vivissecção de animais e o seu consumo imediato; forma de preparação de pratos culinários japoneses com animais que são cortados vivos e por vezes comidos ainda vivos debatendo-se na sua agonia.
Crueldade idêntica é utilizada na nossa cultura com a preparação de  mariscos, crustáceos, e dos tão populares caracóis que são cozidos vivos.


Tomando como referência as palavras de Mahatma Gandhi: A grandeza de um país e seu progresso podem ser medidos pela maneira como trata os seus animais. Podemos a partir delas pensar que a maneira como são tratados os animais é uma forma de avaliar como poderão ser tratados os seres humanos.
 Há ainda hoje um tabú na sociedade japonesa relativamente a esses modernos "desastres de guerra" que foram as experimentações ditas médicas e bioquímicas em populações civis e prisioneiros militares no período da ocupação da Manchúria e em que se chegou à vivissecção de seres humanos. Não serve isto para julgar diferente a sociedade japonesa daquele tempo. O fenómeno não é caso isolado nem pode servir para caracterizar individualmente.Não nos podemos esquecer de situações semelhantes que se passam ainda hoje um pouco por todo o lado onde existem situações em que se institucionalizam o Estado da Guerra e a Servidão. As populações perdem o seu direito à nacionalidade, à cidadania, à humanidade e nada mais são do que estatística, danos colaterais, …vida nua. Basta lembrar a denúncia feita por Bradley Manning cujo julgamento está presentemente a decorrer.
Mas dos animais e das experiências que com eles se fazem e do sofrimento que lhes é imposto em laboratórios médicos e granjas de produção industrial nem consigo falar.


O grau de sofisticação de uma cultura pode ser também indicador do grau da sua mais aviltante barbárie.

1 comentário:

Justine disse...

Tudo é permitido para combater o tédio, pensam os que já experimentaram todas as sensações...