quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A Batalha de Aljubarrota - Antão Vasques de Almada e a infusa de água de S. Jorge.




   


 
 Ilustrações das Crónicas de Jean Froissart sobre a Batalha de Aljubarrota.







Antão Vasques de Almada combateu em Aljubarrota e nessa Batalha foi armado cavaleiro.
Comandou duzentos Lanceiros e cem Besteiros da Ala Esquerda do Exército Português à qual chamaram a Ala da Madre-Silva. Foi o responsável por um acto de bravura enorme que foi a captura da Bandeira de Castela. Mas o seu nome está associado a um feito maior.

Nessa batalha que decorreu num dia abrasador de Agosto o maior inimigo era a sede.
A falta de água nessa altura do ano e a escassez de fontes para abastecimento, fez com que D. Nuno Álvares Pereira encarregásse Antão Vasques de Almada de encontrar água para a saciedade do sequioso exército. O ainda escudeiro procurou em vão até que desesperado se apeou do cavalo e de joelhos no chão fez prece a Deus e fez Voto a S. Jorge que caso encontrásse água, ali naquele local sempre haveria uma infusa de água fresca para o viandante que passásse fosse peão ou cavaleiro.
Antão Vasques de Almada encontrou água com fartura para abastecer todo o exército.
A lenda diz que uma camponesa lhe presenteou a infusa com água fresca e por mais que bebêsse a água não se extinguia na bilha, diz a lenda que a cântara passou de mão em mão e todos tiveram que beber.
Ainda hoje passados 628 anos este EX-VOTO se mantém. Na terra que hoje se chama S. Jorge há uma igreja com um nicho onde uma infusa de barro com água fresca aguarda para matar a sede a quem passa.

 












Sem comentários: