quarta-feira, 13 de novembro de 2013

560 O Código de Barras do que supostamente é feito em Portugal. O Mundo como interminável Portugal ou Portugal como estéril entreposto do Mundo, terra escalavrada por mercantis mercadores merceeiros.



Código de Barras do que supostamente é feito em Portugal. Ou: O que é que damos a ganhar aos outros quando ficamos nós com a tara perdida deles?



Um tipo que beba de vez em quando umas cervejas não pode dizer que percebe de cerveja e muito menos mandar palpites sobre rótulos, denominação de origem, mercação, finanças, gestão, economia e o diabo a sete como eu vou agora fazer. Mas talvez contagiado por esta sociedade da informação de assessores de imprensa e politólogos consultores e espertos de toda a espécie ou pela baixeza do grau alcoólico da cerveja que me levou ao despreocupado consumo em quantidade da mesma, passo a reflectir:
Então se para os produtos que eram feitos em Portugal havia um indesmentível prefixo no código de barras o 560 porque raio tenho eu uma garrafa de cerveja produzida e embalada em Valência da Espanha que tem o código de Portugal?
Tá bem que eu até percebo que vendam bananas da Madeira em caixas de cartão fabricadas nas Canárias; na verdade as bananas trazem um pequeno autocolante a dizer Madeira e toda a gente sabe que nas Canárias não há bananas só há plátanos (1). Também percebo que importem malaguetas do Quénia ou alhos da China e os coloquem num saquinho com uma etiqueta a dizer que foram produzidos em Portugal por um importador qualquer da região Oeste. De facto a pesagem e o saquinho para a venda a retalho é que são de cá. Gradualmente na região Oeste, ocupando solos férteis de cultivo em vez de hortaliças, cereais e fruta, foram nascendo e crescendo barracões, pavilhões, entrepostos, zonas industriais, que se dedicam ao import/export. Mas aldrabarem-me esse último reduto do ser português produzido em Portugal que era o Código de Barras  560 ???....

Mas também do que é que eu estava à espera? 
Se em Portugal quando um político que fazia de politólogo nos debates informativos das televisões consegue chegar a gestor de fábrica de cervejas tendo ficado célebre por fechar as fábricas de cerveja do Algarve para as cervejas poderem vir de camião do norte, quando este político consegue chegar a ministro da economia, então a verdade é que há mais gente a beber outros álcoois sem a baixeza do álcool da cerveja mas antes pelo contrário, álcoois com elevado grau; produzidos sabe-se lá onde e com o código de barras 560.



  (1)Por razões que desconheço parece que os vizinhos espanhóis chamam bananas às bananas de todo o mundo e chamam plátanos às bananas que produzem nas Ilhas Canárias. Deve ser como chamar vinho do Porto ao vinho que é produzido nas margens portuguesas do Rio Douro. Não uma  DOC (Denominação de Origem Controlada) mas uma DOC (Denominação de Ordem Comercial) ou seja o import/export o "hip, hip, urra! vai acima e bota abaixo!"

Sem comentários: