segunda-feira, 10 de março de 2014

UKRAIN - Um anticancerígeno feito a partir de Celidónia (Chelidonium majus L.)




Tenho um livro em que desenho e anoto informações que me parecem poder ser úteis.
 
UKRAIN  -  Anticancerígeno feito a partir de Chelidonium majus L.



Lembro-me sempre de um episódio que se passou com um amigo meu. Estando ele a organizar livros que tinha recebido do seu avô reparou que um jurista que o acompanhava se detinha a folhear um velho código civil. 
-Isso deve ter muita coisa desactualizada?-Perguntou esse meu amigo para acordar o outro da abstracção em que mergulhara. -...com as margens e tudo o que é espaço em branco repleto de anotações imagino que não aproveita a ninguém a não ser emocionalmente a mim e à família?!
-Estás enganado! -Respondeu-lhe o jurista.
-Um Código Civil novo por muito caro que seja, não deixa de ser um livro barato. Este com as anotações que tem poderia valer cem vezes mais.
Não recordo já se o meu amigo cedeu o livro ao jurista para que ele retirásse o conhecimento vertido nas anotações do seu avô, mas conhecendo-o como ele é sei que seguramente não o vendeu.
Há atitudes que tomamos sem consciência do valor que possam ter. A transmissão do conhecimento é algo que sempre me pareceu importante e benéfico. Num tempo em parece mais útil a manipulação e a propaganda, em que a reserva da informação e a alienação ganham valor, a propósito da Ucrânia, lembrei-me de reproduzir uma página do meu Livro da Hipocondria.






Sem comentários: