domingo, 18 de maio de 2014

Esquilha.

  Esquilha é o nome que em Setúbal se dá à sardinha mais pequena habitualmente chamada petinga. Com o mês de Maio inicia-se o ciclo de meses que não têm " r " na sua grafia e nos quais a tradição indica serem os meses bons para a pesca e o consumo desse peixe.
O desenho na toalha do almoço de ontem reflete esse tema.
Fica aqui uma vista parcial dele.
O coelho que se vê pelo menos em duas poses é um magnífico animal que passeia pela esplanada do restaurante, limpa o pelo lambendo-se como um gato, espreguiça-se e boceja mostrando os seus dentinhos laparotos. Aceitou pedacinhos de pão e alface da minha salada que comeu com gosto. 



6 comentários:

Justine disse...

Não conhecia o termo - obrigada por mo ensinares, e de uma maneira tão agradável!
(Espero que não tenhas deixado ficar a toalha na mesa do restaurante...seria um desperdício de arte!
E quanto ao coelho, se o que dizes não é uma metáfora, vale a pena ir a esse restaurante só para o ver - e aproveitar para comer as esquilhas!)

P.S.: Em Delft há uma Centro de Interpretação da obra de Vermeer (exactamente no edifício da Guilda de que ele fazia parte), onde se explica essa sua técnica de pintura. Do filme que referes nunca ouvi falar...ou estás a falar de "A rapariga do brinco de pérola"? Neste é feita referência à sua utilização de uma camara obscura
Bom começo de semana

Luis Filipe Gomes disse...

Costumo deixar as toalhas na mesa sim. Por vezes chego a vê-las irem para o lixo. Mas esta foi entregue em mão ao dono do restaurante a seu pedido; talvez a espete num quadro de cortiça onde tem garatujas e desenhos infantis.
O coelho existe mesmo majestoso com pêlo cinzento escuro.
O restaurante chama-se "A casa do Peixe" fica na R. General Gomes Freire, 138 em Setúbal e o Luís Cruz está no leme da casa e do assador. O Baco de perna traçada da toalha tinha a intenção de o caricaturar.
Sobre o filme dom Tim Janison deixei a indicação no teu blog.

Justine disse...

Obrigada pelos dados sobre o restaurante. Tenho uma irmã que vive intermitentemente entre Setúbal e Vagueira (como eu vivo intermitentemente entre Lisboa e Ourém), de modo que um dia destes irei provar as esquilhas à Casa do Peixe, cumprimentar o Sr. Luís Cruz e fazer uma festa ao coelho, que terá seguramente um nome!
Vi o link e não creio que o Tim Jenison tenha já feito o filme. Vou ficar atenta.

P.S.: não abandones os teus desenhos nas mesas dos restaurantes, please:-)))))

Lena disse...

Na procura da época das "Esquilhas" encontrei o seu Blog, foi um prazer, não tenho muito o hábito de usar estas ferramentas… mas hoje deu-me para procurar se ainda haveria esquilhas gordinhas em Setúbal…
sou uma velha senhora de 76 anos, amante da Arte e das coisas Belas onde incluo a boa comida, como uma bela esquilha sobre o pão.
A curiosidade matou o gato … e fui ao face .. e pedi-lhe amizade, GOSTO DOS SEUS DESENHOS.
Vou ter que arranjar tempo para ler o seu Blog TODO .. para o conhecer ! melhor.
Mas entretanto aqui fica o meu obrigada pela informação … e não me importaria de ter uma toalha desenhada por si depois de um bom almoço de esquilhas . Permita-me que lhe deixe um beijinho desta velha senhora a juntar ao obrigada.
A minha vida já está curtinha …. mas vemo-nos por ai …..

Lena disse...

Na procura da época das "Esquilhas" encontrei o seu Blog, foi um prazer, não tenho muito o hábito de usar estas ferramentas… mas hoje deu-me para procurar se ainda haveria esquilhas gordinhas em Setúbal…
sou uma velha senhora de 76 anos, amante da Arte e das coisas Belas onde incluo a boa comida, como uma bela esquilha sobre o pão.
A curiosidade matou o gato … e fui ao face .. e pedi-lhe amizade, GOSTO DOS SEUS DESENHOS.
Vou ter que arranjar tempo para ler o seu Blog TODO .. para o conhecer ! melhor.
Mas entretanto aqui fica o meu obrigada pela informação … e não me importaria de ter uma toalha desenhada por si depois de um bom almoço de esquilhas . Permita-me que lhe deixe um beijinho desta velha senhora a juntar ao obrigada.
A minha vida já está curtinha …. mas vemo-nos por ai …..

Luis Filipe Gomes disse...

Helena agradeço a ternura.
A Helena não me parece uma "velha senhora de 76 anos". Parece-me uma bela senhora, mesmo muito bela, de 76 anos (quem diria?).
Fico encantado que goste dos meus desenhos.
A toalha está à disposição quando quiser que eu a desenhe para si, é uma questão de combinarmos encontrarmo-nos um dia destes.
Receba também um Beijinho. Até breve!