terça-feira, 19 de agosto de 2014

GASPACHO (Preceito de 1948, BARRANCOS)



No alguidar ou em outro recipiente onde vai ser feito o gaspacho cobrir com água fresca o pão inteiro. Deixar que este absorva a água suficiente para que possa ser esfarelado com as mãos. Seguidamente migar finamente dois pepinos em quadrículas. Fazer o mesmo aos tomates bem maduros, dois ou mais por cada pepino. Cortar muito finamente um pimento verde. Esmagar no graal 2 alhos com uma colher pequena de sal e juntar. Temperar com vinagre e azeite, cobrir com água fresca e mexer tudo. Juntar pequenos bagos de uva preta. Deixar repousar pelo menos duas horas em local fresco. Mexer novamente antes de servir.

O pão de trigo tinha cerca de 800g. Na altura havia pães de centeio a que chamavam marrocates; era esse o pão dos trabalhadores rurais, cada pão tinha cerca de 200g.
Dos tomates podem ser retiradas as sementes se assim se desejar. Podem também ser pelados, para tal passa-se o gume da faca ao longo da pele sem a romper, como uma espátula. No final desta operação retira-se a pele ao tomate sem necessidade de o escaldar..
Podem-se juntar coentros aos alhos e ao sal. Ou podem ser cortados finos e adicionados com a água.
Podem ser usados orégãos em alternativa, ou em adição, aos coentros.
O gaspacho era uma refeição completa. Era refeição fresca para dias de grande calma (calor).

Sem comentários: