domingo, 14 de dezembro de 2014

O que é Arte?... Exposição no Castelo de Pirescouxe das 10:00 h às 13:00 h e das 14:00 h às 18:00 h de Terça-feira a Sábado. Encerra aos Domingos, Feriados e nas Segundas-feiras.




 
O que é Arte?

 E o que não é Arte? Não faço ideia!

Mas sinto que a Arte é uma celebração. A celebração do dia e dos seres que nos acompanham.

A Arte, alguma coisa tem de único e irrepetível. Consome tempo e exige alguma perícia mas como tudo o resto é uma questão de prática diária, tal como outras actividades de resultados aparentemente transcendentes. 
A arte não serve para nada, mas é absolutamente necessária a quem a produz. Nesse sentido é uma porta aberta por onde escapar. Um monte que se culmina para respirar ar limpo e desfrutar vista alargada. Um local recolhido de deslumbramento e contemplação.

A Arte mesmo quando é indignação, turbulência e revolta, religa e orienta, traz apaziguamento, porque tal como um mapa transcreve caminhos, indica referências, sugere itinerários alternativos, aponta destinos e percursos cumpridos.

Verdadeiramente a Arte existe na aparente normalidade quotidiana da oleira que faz bilhas, do cesteiro entrançador que faz canastras, do hortelão que abre rêgos para plantar couves, da professora que partilha o seu almoço com o aluno que veio em jejum.

A Arte existe discretamente na aparente banalidade quotidiana. A Arte encontra-se na disposição do escaparate de uma pastelaria, na palamenta de um navio, na ferramentaria mestra de uma fundição, no paramento do travejamento de um soalho de madeira.



Sem comentários: