terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

A Sopa do Vidreiro

O forno nunca se apaga.



























A Sopa do Vidreiro
Escolhem-se duas remediadas postas de bacalhau do rabo, ou uma da cabeça e cozem-se num tacho. Retiram-se quando cozidas e na mesma água vão a cozer quatro batatas médias cortadas às rodelas grossas. Enquanto as batatas cozem, desfia-se o bacalhau e retiram-se-lhe as espinhas. Tiram-se as batatas cozidas e no caldo escalfam-se dois ovos. Apaga-se o lume retiram-se os ovos escalfados. No tacho afundam-se quatro fatias de pão de trigo que se cobrem com as batatas, tempera-se com azeite e junta-se por cima duas fatias de broa de milho esfareladas quatro dentes de alho e o bacalhau desfiado. Por esta altura o caldo deve ter sido absorvido pelo pão. Se houver ainda caldo, adicionar mais broa depositar por cima os ovos escalfados e cobrir com salsa picada ou hortelã. Tampa-se o tacho que se coloca num pano e amarram-se-lhe as pontas em cruz para que não arrefeça. No tempo da fábrica colocava-se dentro de um cestinho de vime. Acompanha-se com uma garrafa de vinho. E leva-se ao vidreiro.

Os ingredientes são para duas pessoas mas com as mesmas quantidades comem 4 desde que se acrescente o pão e os ovos. A sequência de cozedura dos ingredientes tem a ver com o tamanho do tacho e do fogareiro a carvão ou a petróleo onde era cozinhado.
Não há receita que não tenha variantes e assim soube de sopas que levam couves, outras levam menos bacalhau, outras em vez de alho cru este é cozido com o bacalhau, algumas levam louro quando o bacalhau vai a cozer. Na verdade as variações interrompiam a monotonia do paladar e proporcionavam diferentes sabores e aromas para a mesma receita base.
Devido à exposição a temperaturas ambientes elevadas a sudação continuada provocava a desidratação dos vidreiros e fazia com que perdessem muitos sais. O sal do bacalhau era importante na reposição desses elementos no organismo dos vidreiros nomeadamente o sódio e o magnésio.






2 comentários:

Lilazdavioleta disse...

Substituindo as batatas por legumes , grelos , por exemplo , e escolhendo a posta da cabeça , tenho o meu jantar resolvido .

Obrigada Luís .

Luis Filipe Gomes disse...

Também gosto da posta da cabeça, e dos grêlos sim, muito.