domingo, 28 de fevereiro de 2016

A visão do escorpião.

Fiz um teste de visão desses que poluem os ambientes virtuais das redes sociais. Tenho a visão de um piloto; piloto de avião, era o que a imagem que acompanhava o teste sugeria.
Não fiquei espantado com a minha aptidão pois já antes tinha feito teste semelhante que me colocava num grupo restrito dos que têm olho de falcão o que para efeitos de vôo também serve.
 O teste da visão de piloto tem "glamour" é sem dúvida uma qualidade excepcional ter um olho em terra de cegos. É sem dúvida extraordinário ver melhor que a maioria se isso possibilitar andar pelos céus; tem "charme" andar pelos céus como uma rapina. Se daí resultar que parceiras sexuais se proponham querendo acasalamento pelo amor da reprodutibilidade genética tanto melhor.
Se o teste propusesse por comparação a visão de um caldeireiro, de um forneiro; ou de um serralheiro, de um torneiro, de um rectificador quem o faria? Quem quereria ser equiparado a eles. 
Eu que fui metalúrgico por 9 anos e que falava com eles, conheci forneiros que da boca do forno olhavam para o interior dos seus infernos de chamas e conseguiam dizer a que temperatura estava aquele ambiente com menor erro de leitura do que aquele que os instrumentos de leitura óptica permitiam: "Está a 1230 graus tem de subir até 1280!" 
Conheci fresadores e torneiros cujo olhar detectava erros de décimas de mílimetro.
Rectificadores que avaliavam a rugosidade das suas peças com a precisão de dezenas de mícrons.
Lembrei-me então de coisas dolorosas ligadas à penosidade do mundo do trabalho. Lembrei-me do virtuosismo mal pago e desvalorizado inerente a qualquer profissão artesanal a não ser que ande de mão dada com hábitos de parolos endinheirados e que seja rotulada com as palavras bacocas como excelência, top, espectáculo...   
 Lembrei-me então que não se deve confundir a visão do escorpião com o avistamento do escorpião. E que mesmo de noite quando não o vemos,  ele brilha no escuro.



 

2 comentários:

Justine disse...

Muito bem observado! A carga ideológica que a nata bem pensante tem conseguido inculcar nas profissões artesanais é obscena. Ainda tenho amigos a olhar de esguelha quando digo que um mineiro deveria ganhar tanto ou mais do que um professor ou um médico...
E parabéns pela visão de forneiro :-))))))

Armindo S. disse...

Pois para quem, como eu, tenha a visão de uma toupeira aqui vai: nunca desistam de olhar e nunca apresentem receio. A luz virá na curva da toca, ao fundo do túnel,e não será jamais uma nova religião mas ao invés um tempo novo em que todos podem ver e tomar parte usando as ferramentas ao dispor de todos sem qualquer descriminação. Se tenho alguma fé, ela tem o nome deste desejo.