sábado, 18 de junho de 2016

Da plantação das árvores.

Fui à Beira Alta, ou talvez melhor dizendo fui à Beira Litoral.
Precisando, com mais detalhe e designação mais actualizada, fui ao Pinhal Interior Norte. 
Este nome estranho, desde 2013 ficou obsoleto. Mas ainda é usado assim para o Serviço Nacional de Saúde.
Foi o que constatei quando tive de ir à urgência para ser atendido devido a reacção alérgica de uma picada de vêspa. 
O braço ficou vermelho, inchou, ganhou calor; o aumento de temperatura tornou-se em febre generalizada e depois foi a articulação do cotovelo a ficar presa. Duas injecções, um comprimido de 8 em 8 horas e um creme tópico resolveram a coisa em dois dias. 
Isto tudo porque lá na Beira, onde é o Pinhal Interior Norte, decidi ir cortar a erva e o mato que me avassalavam as árvores que deixei plantadas e decidi limpar terreno para plantar outras novas.


Neste ano da erva,  de insectos e de pássaros a fruta escasseia: poucas cerejas, poucos pêssegos, poucas maçãs, poucas uvas. Talvez se salvem os figos, os marmelos e as azeitonas.


2 comentários:

Lilazdavioleta disse...

"Fui à Beira Alta " , tantas vezes disse , também , esta frase .
As pessoas que me " obrigavam " a essas idas , agora estão em todo o lado que vou , pois estão e sempre estarão no meu coração . São a recordação e saudade que não quero esquecer .

Ainda não consegui arranjar coragem para lá voltar .
Quando penso nisso dói .


Lamento o episódio da picada , pois não é nada agradável [ sei- o por experiência ] .

Esta incerteza de tempo está a provocar a mesma em tudo que é vida , seja animal ou vegetal .
O garantido está a querer deixar - nos , ou melhor , deixou - nos .

Um abraço

Luis Filipe Gomes disse...

Tens de voltar à Beira Alta.
Eu às vezes tenho de voltar para poder prosseguir.
As vêspas mantêm contra a minha vontade uma relação antiga comigo.
Não me lembro de tanta diversidade meteorológica apesar da garantida incerteza associada.
Noutros campos querem acabar com o garantido. Querem-nos fazer esquecer que foi celebrado um contrato de garantia.