segunda-feira, 8 de maio de 2017

Azulejo avulso e Azulejo de figura avulsa.



Os azulejos avulsos são aqueles que fazem parte de um, ou de vários painéis de dimensões desconhecidas. 
Independentemente da sua leitura ser prejudicada, é por vezes possível ela poder ser ainda apreendida se o azulejo identificar um detalhe que consiga ainda ter expressão sem o resto do conjunto. É o caso de detalhes florais, do rosto de querubins, ou de azulejos de repetição. Na maioria das vezes estes azulejos acabam por não mostrar figura, ou padrão identificável e só são salvos das montureiras de entulho porque correspondem à dimensão necessária para colmatar alguma falha de azulejos em outro painel, prevenindo a ruína ou a depredação dos ainda expostos.




Azulejos de figura avulsa, são azulejos que apresentam uma imagem integral, que vive autónoma. 


 
Seja a sua narrativa um discurso compreensível ou não. Seja ela ilustração de história feita ou de episódio por contar. 

Por vezes com os azulejos em presença pode haver dúvida se o azulejo pertence a um conjunto ou se é figuração individual. Geralmente os azulejos de figura avulsa apresentam algum tipo de enquadramento ou moldura,


ou têm marcas de limitação que os pode relacionar com outro azulejo idêntico que seja posto lado a lado,



ou exibem algum tipo de marcação ou assinatura.


 Ainda assim há azulejos que não se revelam se pertencem a algo maior que o que a sua quadratura parece mostrar.






 

3 comentários:

Justine disse...

Que belos são os teus azulejos, quer sejam de um tipo ou de outro! Fiquei especialmente encantada com o tríptico e com o azulejo que representa um campo murado(um cemitério?) - um encanto!
Parabéns!

Luis Filipe Gomes disse...

Obrigado Justine.
Um campo murado em português mais antigo diz-se tapada. O azulejo tinha essa intenção de revelar a ironia de voltarmos à Idade Média e de novo fazermos tapadas: taparmos condomínios, cidades, grandes faixas territoriais, países inteiros.
O que antes parecia tão mal em Varsóvia e depois em Berlim como pode ser agora justificado para que pareça bem em Gaza ou no México?
Em 1982 pintei a óleo um quadrinho chamado "condomínio fechado" representava um cemitério nocturno sob o luar. O quadro que guardei até hoje mantém a sua actualidade.

Justine disse...

O que parece bem ou mal na nossa sociedade depende apenas das classes que detêm o poder e que manipulam, a seu interesse único, o modo de pensar das populações. Assim com os muros em Berlim e em Gaza, assim com os muros nos condomínios de luxo...