quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

LAPIS -Várias horas tem o dia e assim diferentes são as necessidades conforme a hora do dia. Exposição em obra, em obras, em andamento e em movimento retrógrado.




Várias horas tem o dia e assim diferentes são as necessidades conforme a hora do dia. Explicou-me um amador da pose que o fumar cachimbo conferia aos seus cultores. Contou-me ele que o facto dos fumadores de cachimbo utilizarem cachimbos diferentes ao longo do dia se devia à necessidade da quantidade de nicotina a absorver consoante a hora. Um cachimbo maior ao levantar para combater a privação da noite. Cachimbos mais pequenos para o dia para fumaças rápidas entre tarefas que não permitiam libertar as mãos, ou seja cachimbos leves que só se podem segurar com a mandíbula, mordendo. Cachimbos grandes para as tardes demoradas de Verão ou noites longas de Inverno em que ocupações como conversar, fazer a esplanada vendo quem passa, leitura, escrita etc. permitem segurar um cachimbo mais pesado com uma das mãos.
Assim também com os desenhos. Várias horas tem o dia e assim diferentes são as necessidades conforme a hora do dia. E há horas em que o cérebro e a mão não se entendem. 























Ergueram muros porque assim limpavam o chão de pedras e nele podiam semear Pão. Os muros também abrigavam da nortada e conservando calor guardavam da geada que ela trazia.



3 comentários:

Justine disse...

Mas há certamente horas em que eles se entendem - e se estendem!
O desenho da construção dos muros é disso exemplo

Justine disse...

Para quando e onde a exposição?

Luis Filipe Gomes disse...

Galeria Beltrão Coelho Rua Sarmento de Beires,3A Quem vem das Olaias para o Areeiro pela AV. Afonso Costa vira logo antes dos semáforos na primeira à direita mais à direita parece que vai para um estacionamento . A galeria é à esquerda de quem desce logo no início da rua. Será daqui a um mês em meados de Março. Darei notícias.