quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Exposição de escultura de Beatriz Cunha. Inaugura quinta feira 13 de Fevereiro pelas 18:30 na SNBA em Lisboa.

Pensar fora da caixa



Com matéria reciclada fruto de outras construções sejam eles fragmentos de embarcações ou vasos contentores, Beatriz Cunha fez esculturas em que a tridimensionalidade clássica é desafiada. A superfície afasta-se ou aproxima-se? É côncava ou convexa.

O olhar do plano euclidiano é retomado quando usa outra caixa, uma câmara, para fotografar e assim reduzir a uma bidimensionalidade que remonta ao princípio da representação da imagem moderna que os produtos químicos fotossensíveis e de fixação possibilitaram reter no papel.

A matéria durável da madeira contrastando com a matéria mais perecível do papel. A estrutura rígida da madeira em oposição à flexibilidade do tecido, estabelece uma dialéctica entre a brandura e a dureza que é paradoxal e é pensar fora da caixa.
A reflexão da autora sobre o próprio trabalho; o seu questionamento sobre o espaço da peça de arte e da sua representação; a busca da fronteira entre obra e sua imagem apreensível, fazem um conjunto de ciclos em espiral permitindo o afastamento crítico, a visão do processo criador e daquilo que é apropriado pelo olhar.

Sem comentários: